sábado, 28 de julho de 2007

Tangran


O Tangran é um quadrado formado por sete peças, com ele podemos representar as mais diversas figuras, como animais, plantas e objetos.
Lenda

"Conta a lenda que um jovem chinês despedia-se de seu mestre, pois iniciara uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse: - Com esse espelho você registrará tudo que vir durante a viagem, para mostrar-me na volta. O discípulo, surpreso, indagou: - Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem? No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças. Então o mestre disse: - Agora você poderá, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem. Lendas e histórias sempre cercam objetos ou fatos de cuja origem temos pouco ou nenhum conhecimento, como é o caso do Tangran. Se é ou não verdade, pouco importa: o que vale é a magia, própria dos mitos e lendas."*

As atividades com Tangrans proporcionam os seguintes conhecimentos matemáticos:
#compor diferentes tipos de polígonos;
#estudar polígonos equivalentes e isoperimátricos;
#comparar e medir áreas;
#comparar, ordenar e adicionar comprimentos;
#comparar, ordenar e adicionar amplitudes de ângulos;
#estudar figuras semelhantes.

A ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS




Para se resolver um problema seguindo a heurística do matemático George Polya, quatro passos são fundamentais:
1) Compreender o problema; 2) Traçar um plano de resolução; 3) Efetuar este plano; 4) Analisar o resultado obtido.
Para compreender o problema devemos saber responder as seguintes questões: o que o problema pede?, quais são os dados do problema?, quais são as variáveis?, as unidades usadas são conhecidas?, elas são coerentes?, podemos representá-lo através de um gráfico?, já resolvemos problemas parecidos com este?.
Para traçar um plano de resolução devemos explicitar como resolveremos o problema, se usando meios geométricos, algébricos ou numéricos, empregando princípios, ou fórmulas, se podemos dividi-lo em problemas mais simples, etc.
Para efetuar o plano executamos os cálculos e os passos necessários para chegar a uma resposta.
Finalmente fazemos uma retrospectiva do que foi feito até então, verificando se a resposta faz sentido, se é compatível com os dados e se podemos aplicar o resultado obtido a outros problemas.

sábado, 7 de julho de 2007

BlogxEducação

Hoje a aula foi muito legal. Aprendemos a fazer o Blog e vimos como ele pode ser útil na educação.